quarta-feira, 3 de março de 2010

CYCLONE PILL


FORMAÇÃO: Marcos Papazoglou (guitarra/voz) - Duda Victor (guitarra/voz) - Marcelo Galvan (baixo/voz) - Junior "Pulga" - bateria
INÍCIO: 1994 TÉRMINO: 1996

Cyclone Pill by Marcelo Galvan

Começava o ano de 1994, o Fahrenheit 451 havia acabado a cerca de um ano e meio, eu estava concluindo o curso de artes pela UEL e não tinha nenhuma perspectiva com relação à música, pouco antes, tentei formar o grupo, “Teenage Depression”, junto com o Rodrigo Amadeu, na guitarra, Eu no baixo e vejam só, Creator na bateria, chegamos a ensaiar no antigo buffet Carvalho, que era do pai do Daniel, baterista de várias bandas punk da city, chegamos a fazer até logotipo, acho que foi apenas um ensaio ou dois e o projeto ficou só nas idéias, trocadas durante as madrugas de um Potiguá perdido no tempo. No início o Daniel fazia parte do que viria a ser o Cyclone Pill, mas como ele tinha outras atividades, a banda acabou mesmo se fixando sem ele.
Eu frequentava o apartamento dos caras dos ex-Fahrenheit 451, o Dimas e o Duda, que moravam na mesma área, no edifício José Dias Aro no centro da cidade, o lugar era um amontoado de apartamento, nada hospitaleiro. Em uma dessas visitas, tive minha querida bicicleta roubada, na entrada do apartamento, que morava o Dimas, sempre nos encontravamos as cinco para o chá, tradição na pequena Londres daquela época.
O Duda morava junto com o Valquir no terceiro andar, e o Dimas com a família no térreo, nunca vou me esquecer de uma mudança que ajudei a fazer, tivemos que subir geladeiras, camas, guarda-roupas e uma pá de outros objetos sem a ajuda de um elevador. É um daqueles dias que você se arrepende de ter aparecido pra ajudar, mas a duras penas sobrevivemos.
Logo, conheci o Marcos (Grego) que é cunhado do Duda, um figura que tocava guitarra muito bem, volta e meia a gente se encontrava naquele famigerado apartamento, o Grego por sua vez era amigo dos Rockers de Rolândia, pois ele morava lá, entre os figuras de Rolândia, um baterista em especial, o Junior, vulgo (Pulga), que durante um bom tempo foi sócio da Brazik’s, uma loja de instrumentos usados que existia no centro comercial, uma das coisas legais do Pulga é que além de batera, ele tocava gaita e trompete, o que dava um brilho diferente em algumas músicas da banda.
Foi daí que surgiu o Cyclone Pill, influenciados por Velvet Underground, The Who, Mutantes, entre outros. A banda atuou em Londrina de 94 a 96, o nome foi sugestão minha, e saiu de um antigo e obscuro desenho da Warner Brothers, que vi numa tarde ensolarada e repleta de ócio. Neste desenho, um pato era o protagonista da história. Ele comia um comprimido, onde estava escrito Cyclone Pill e depois saia voando, como se estivesse completamente louco. Tocamos em vários lugares da cidade, repúblicas, bares e também em festivais. Um deles, foi o que deu início ao festival Demo Sul, foi na ULES e o nome era “1º Londrina Underground Scream”. Várias bandas da época se apresentaram como Cherry Bomb, Animal de Teta, Convulsão, Gólgota e Gaf, os poetas Augusto Silva e Herman Schimtz fizeram um fanzine, onde publicaram poesias e os releases das bandas e distribuíram a publicação durante o festival.
O Ciclone Pill gravou duas fitas demos, (era fita cassete a forma de divulgação das bandas na época); a primeira em 1994 gravada no estúdio do China chamava “Only a Vision”, tinha músicas em inglês. Nessa época, o Valquir Fedri, tinha uma câmera VHS e a gente gravou um vídeo clip para a música, “Word of the Saint TV (Only a Vision)”. O vídeo clip foi gravado em cima da Brazik’s com a participação do saudoso Dimas, do Alan filho do Duda, que ainda era um bebê, além de alguns manequins que estavam perdidos sobre a loja, na minha modesta opinião esse vídeo clip ficou bem legal, devidos a realidade técnica disponível na época; a segunda fita demo veio em 1996 chamava “Punkadavercanção” foi gravada pelo Duda, com a ajuda de Lincoln na mixagem no estúdio caseiro “Garagem Hermética”, no mesmo esquema que foi gravado também pelo Duda o 1º disco de Mário Bortolotto “Cachorros Gostam de Bourbom” que teve a participação de integrantes da banda, em Punkadavercanção a banda mudou a sonoridade e optou por gravar, parcerias com poetas londrinenses, com músicas em português e em inglês.
No final de 1996, o Cyclone Pill terminou, O Grego mudou para Curitiba, o Pulga vendeu a Brazik’s e passou a tocar seus projetos em Rolândia, Eu e o Duda como não poderíamos deixar de ser, começamos a pensar em um novo Grupo, é inacreditável, mas Daniel o mesmo do início, era o baterista, que depois se tornaria Búfalos d'água, mas essa banda é outra história.


GRAVAÇÕES - FORMATO FITA CASSETE


LADO A

1- Little Lie (letra: Tony Hara / Rogério Ivano)
2 - The Hot Blood (letra: Eduardo Lopes)
3 - Meditiatic Song (letra: Tony Hara /Rogério Ivano)

LADO B

1 - Word Of The Saint TV (Only a Vision) (letra: Eduardo Lopes)

2- Fusion (letra: Cyclone Pill)

Músicas Cyclone Pill
Gravado em março de 1995
no estúdio Audio Art


LADO A

1 - País do Carnaval (letra: Augusto Silva)
2 - Upon Reflection (letra: Lawrence Ferlinghetti)
3 - Ask (letra: Rodrigo Garcia Lopes)
4 - White Desire (Letra: Cesar Sumiya)
5 - Punkadavercanção (letra: Augusto Silva / Marcelo Galvan)

LADO B

1 - Ratoeira (letra: Marcelo Galvan)
2 - Walking on the City (letra: Mário Bortolotto)
3 - Joker's Sin (letra: Tony Hara / Rogério Ivano)

Músicas: Cyclone Pill
gravado no estúdio móvel GARAGEM HERMÉTICA

outubro/novembro de 1996

capa: Herman Schmitz / Marcelo Galvan

Video Clip gravado em abril de 1996 para o lançamento da Demo tape Only a Vision
Gravação e Edição: Valquir Fedri
Música: Word of the Saint TV (Only a Vision) letra: Eduardo Lopes




Centro Cultural de Rolândia - 30 de abril de 1996
Música: Upon Reflection (letra: Lawrence Ferlinghetti)




1º Londrina Underground Scream - Local: Ules Data 08 de Junho de 1996
Música: Fusion (letra/música: Cyclone Pill)




Cyclone Pill & Mário Bortolotto Lançamento do Livro "mamãe não voltou do supermercado"
Local: Livraria Lido Data: 29 de agosto de 1996





Videos acervo: Valquir Fedri
Revisão texto: Regina Fedri