terça-feira, 17 de agosto de 2010

THE SPAGHETTIES

foto: 1994
acervo: Lucas Ricardo
The Spaghetties - Londrina, jan-1994/fev-1996.
Marco Silva / guitarra
Humberto Scaburi / guitarra
Rodrigo Amadeu / vocal / baixo
Lucas Ricardo / bateria

Talvez, deva considerar a minha adolescência em Londrina, como algo do tipo "perdido entre o tempo e o espaço em algum paraíso jamais esquecido". Sei bem que a cidade não é mais a mesma, mas não tenho do que reclamar, deste lapso de memória, porque jamais vai parar de vir à tona em flashes, sons, odores, sabores e sensações, que de vez em quando me surpreendem em regurgitadas involuntárias.

Conheci três caras que como eu, gostavam, de ficar na beira do palco do D.C.E e do Gran Mausoléu. Isso foi no final de 1992 e começo de 1993, nesse ano, finalmente, fui expulso do colégio, após três reprovações, praticamente seguidas, além de dezenas de idas a diretoria, suspensões. Mas juro que nunca explodi banheiro nenhum, com bombas ou o diabo que o valha. Gosto de outro tipo de barulho.

Acabei levando a minha guitarra e o meu pequeno e pesado amplificador Staner, para o outro lado da cidade, pra tentar um ensaio, numa banda que não durou mais que alguns minutos. Caso tivesse dado certo, a formação relâmpago do boteco-promissor, “Teenage Depression,” teria sido moldada com o Creator na bateria, o Marcelo Galvan (ex-Fahrenheit 451) na outra guitarra, o Fabinho Punk (Depois do Fim) no baixo, além de mim. Alguns minutos de ensaio bastaram, pra descobrir, que a minha precária técnica e autoconfiança como guitarrista, não se encaixou com a deles naquele momento. Naquela noite de verão, voltei para casa, cansado e frustrado. Talvez, ali, já estivesse decidido, a não me importar tanto com a minha Gianinni Stratosonic.

Algumas semanas depois, o Marcelo, o Duda (ex-Fahrenheit 451) e o Daniel (baterista do Depois do Fim) criaram o Cyclone Pill, por outras vias, acabei sendo convidado para cantar, num ensaio de uma banda, de dois irmãos e um primo. Os caras estavam na pira, de fazer uma banda há um tempão, mas ainda não haviam definido nada.


Gravado em 1995 - Local de ensaio na Loja de Móveis Usados Boa Idéia.
Acervo: Valquir Fedri

Os Spaghetties aparecem realmente como banda no final de 1994, após meses de ensaios, porres e brigas. Também pudera, a banda era, essencialmente, formada por três caras da mesma família, com mais um adolescente desbocado e arrogante. A gente ensaiava no quarto do Marco, em escaldantes tardes de domingo. A barulheira contaminava a vizinhança e o também projeto de Igreja, "Poço de Água-viva", bem em frente a casa onde ensaiávamos, na Vila Brasil. Um "amigo" até pichou, na frente, algo do tipo "Deus não é surdo”. Nosso primeiro show foi numa tarde de sexta-feira, no mesmo colégio onde havia sido expulso, um ano antes. Creio que, no fundo, precisava trazer algo de volta, dar o troco de alguma maneira menos bíblica. A gente fez acontecer e a estreia foi certeira. Tocamos bem e com confiança. Na platéia do pátio havia somente uma meia dúzia de amigos, mais um monte de gente desconhecida, andando pra lá e pra cá. Estava rolando uma gincana, mas uma turma ficou pra ver a gente, no pátio do hall de entrada. Ainda éramos uma banda cover, tocávamos somente Ramones, Sex Pistols e Buzzcocks, às vezes, The Jam.

Talvez, tivesse tanto pra falar, sobre aquele período excitante da nossa primeira banda, o que aconteceu, na sequência é outra história. Esse tipo de diversão é sempre suculento e doloroso no decorrer dos anos. Isso é Rock and Roll. Rock and Roll, significa arte, por que não liberdade e prisão em forma de devoção e paixão, altos e baixos, brigas, aventuras, trapaças e amigos pra sempre.

Rodrigo Amadeu/32 – ex-vocalista e baixista dos "The Spaghetties".



Gravado em 1995 - Local de ensaio na Loja de Móveis Usados Boa Idéia.
Acervo: Valquir Fedri

Agradecimento
Regina Fedri - revisão do texto

5 comentários:

  1. Nossa! Este acervo de fotos do Lucas é demais. Eu tive o prazer de digitalizá-lo inteirinho. Inclusive esta foto em pb. As imagens em vídeo feitas por você também são raridades, Valquir.

    Obrigado por nos presentear com pérolas como estas.

    abraços,
    Felipe Teixeira

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Valquir,
    It´s only rock n roll but I like it!

    ResponderExcluir
  3. marecelo SAPAO18 agosto, 2010 15:01

    eu adoro esse blog valquir, é sempre legal esses registros históricos do rock londrinense.
    PARABENS pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, como sempre, Valquir, parabens.

    ResponderExcluir
  5. Putz... demais mesmo, Valquir.

    ResponderExcluir